História
As origens do município de Jutaí remontam ao século XVII, quando o jesuíta Samuel Fritz fundou a aldeia de Tefé. A região foi posteriormente objeto de disputa entre espanhóis e portugueses, vencendo estes, em fins do século XVIII.
Elevado a município, Tefé em meados do século XIX chegou a ter uma área de 500 mil quilômetros quadrados. Posteriormente, ocorreram vários desmembramentos, dando origem a vários municípios, entre os quais, em 1891, o de Fonte Boa.
Em 1928, este município tornou-se sede de comarca.
Em 19 de dezembro de 1955, pela lei estadual n° 96, aproximadamente metade do território do município de Fonte Boa foi desmembrado, passando a constituir um novo município chamado de Jutaí, cuja instalação se deu em 11 de abril de 1956.
Geografia
Jutaí tem uma área territorial de 69.857 quilômetros quadrados, limitando com os municípios de Fonte Boa, Juruá, Carauari, Itamarati, Eirunepé, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá e Tonantins.
Jutaí ainda conta com uma imensa área rural, com mais de 97 vilas e comunidades rurais, das quais as mais importantes são Copatana, Acapurí, Copessú, Porto Antunes, Pinheiro, Piranha, Marauá, Vila Efrain e lçapó.